segunda-feira, 18 de maio de 2020

Cineclube Ambiental Entrega Primeiro Vídeo Documentário

Este registro foi publicado em 16 de janeiro de 2019 e pode ser conferido através do link abaixo

Cineclube Ambiental conclui vídeo documentário
sobre a lagoa Araruama, em Nova Esperança
Foto: Dauri Correia

O projeto Cineclube Ambiental entrega à comunidade cariaciquense o primeiro vídeo documentário ora produzido pelo núcleo cineclubista do bairro Nova Esperança.

O vídeo trata da preservação da lagoa conhecida como Araruama, localizada entre os bairros Morrinhos, Nova Esperança e Vila Merlo.

Assista ao vídeo abaixo e acompanhe as reivindicações da comunidade de Nova Esperança.




A lagoa, desde o início da formação do bairro, faz parte da vida dos moradores da região, ora servindo como fonte de manutenção das atividades diárias, ora como fonte de diversão e lazer.

Em 2010, a lagoa foi contemplada com a proposta de criação de um parque em seu entorno, o que preservaria seus mananciais. No entanto, o projeto de criação do parque nunca foi realizado pelo poder público municipal.

Os vídeos foram produzidos por câmeras
semiprofissionais e telefones celulares, sendo
utilizados gravadores digitais e programa
profissional de edição de vídeo

Os entrevistados foram indicados dentre os mais
antigos do bairro, moradores com 30 anos de
residência, em média, e que deram seu depoimento 
em relação à importância de se preservar um 
bem tão valioso quanto a lagoa Araruama

Foram semanas de formação ambiental, comunicação comunitária e produção audiovisual, com profissionais como Dauri Correia, geógrafo e ativista ambiental, Paulo Henrique de Oliveira, técnico ambiental e cineclubista, e o jornalista Jacques Mota.

O projeto, aprovado na Lei João Bananeira e que também teve apoio do vereador André Lopes, foi apresentado à comunidade cariaciquense no dia 19 de abril de 2018, escolhendo Nova Esperança como um dos oito pólos para formação de uma rede cineclubista em Cariacica, um de seus objetivos.

Nova Esperança localiza-se entre Cariacica Sede e Nova Rosa da Penha, compondo a Região 8, juntamente com os bairros Vila Cajueiro, Pica Pau e Vila Progresso.


Acima, parte da equipe que ficou responsável 
pela captação de imagens e entrevistas

Lá, o Cineclube Ambiental teve o apoio da Associação de Moradores de Nova Esperança (AMONE) e do projeto social Fé e Alegria, que cedeu o espaço para as oficinas.

Jovens e adultos participaram da formação e interagiram com a proposta do projeto de formar uma rede cineclubista em Cariacica.

Como resultado objetivo dessa vivência, Cariacica ganhará a formação de cineclubes, jovens e adultos com capacidade de disseminar uma ampla conscientização ambiental e a produção de documentários sobre os problemas ambientais nos bairros.

O tema escolhido pelo grupo para figurar no documentário 
foi a criação do Parque Municipal Lagoa Progresso, 
no entorno da lagoa Araruama, que até hoje não foi 
implementada pelo poder público local, apesar da 
existência da Lei 4.814/2010

Como prática dos projetos culturais do coletivo que impulsionou o Cineclube Ambiental, coletivo Cariacica Underground, a trilha sonora do documentário é composta por músicas dos grupos cariaciquenses RHC e Zoopatia, eternos representantes da música underground.

Esse é mais um projeto cultural apoiado pelas Palhetadas do Rock e por Jack Zoopatia (jornalista Jacques Mota).

Até as próximas Palhetadas!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web oficina sobre audiovisual

O projeto Cineclube Ambiental realizou no dia 10/6, às 19 horas, a web oficina de produção de vídeo com o documentarista Avelino Regicida, d...